LOCALIZAÇÃO

RUA PAULA BUENO , 315 - Taquaral

horário de aula somente a noite.

inscrições e agendamentos, horário comercial.

telefones: 19-92266595 ou 19-35796927

contato: veraparanhos@hotmail.com

Estacionamento no local

PONTO DE REFERÊNCIA: Próximo ao Supermercado Paulistão da AV. Orozimbo Maia. Subindo, passou o pontilhão , a 3ª casa à direita, de frente com o restaurante chinês.







sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SAMBA DE GAFIEIRA


O samba de gafieira tem esse nome porque originalmente era dançado em cabarés, clubes e gafieiras localizados no subúrbio carioca, em bairros onde, atualmente, estão as escolas de dança de salão mais conhecidas. É importante ter-se em mente que a gafieira é apenas o local onde esse samba surgiu, no qual eram tocados também outros gêneros musicais como bolero e swing, dentre outros.” (PERNA, 2005)
Samba de Gafieira é um estilo de dança de salão derivado do maxixe dançado no início do século XX.Utiliza passos alongados e bonitos.Elegante, trás equilíbrio e força muscular para quem treina.A Energia da música é forte e contagiante.


Passos de Samba de Gafieira (masculino)

Um dos principais aspectos observados no estilo samba de gafieira é a atitude do dançarino frente a sua parceira: malandragem, proteção, exposição a situações surpresa, elegância e ritmo. Na hora da dança, o homem conduz a sua dama, e nunca o contrário.

Diz-se que, antigamente, o malandro da Lapa fazia uso de um terno branco, sapatos preto e branco, ou marrom e branco e, por debaixo do paletó, camisa preto e branca ou vermelha e branca, listradas horizontalmente, além de um Chapéu Panamá ou Palheta - há uma confusão sobre esses dois chapéus, parecidos de longe, porém, de perto, bem diferentes. Dentro do bolso, carregavam uma navalha. A mão sempre ficava dentro de um bolso da calça, segurando a navalha em prontidão para o ataque; a outra gesticulava normalmente; suas pernas não andavam uma do lado da outra, paralelas, mas sempre uma escondendo o movimento uma da outra, como se estivesse praticamente andando sobre uma linha.

Dançando, o dito "malandro" sempre protege sua dama, dando a ela espaço para que ela possa se exibir para ele e para o baile inteiro ao seu redor e, ao mesmo tempo, impedindo uma aproximação de qualquer outro homem para puxá-la para dançar. Daí também a atitude de se sambar com os braços abertos, como se fosse dar um abraço, além de entrar no ritmo da música, proteger sua dama. A principal figura dosamba de gafieira é o gancho, que, como o próprio nome diz, pode ser utilizado como início de um passo, ligação para outro passo ou até mesmo para finalização de uma frase de passos.


Um dos principais destaques neste estilo são:

Maria Antonieta, Carlinhos de Jesus, Jaime Arôxa, Jimmy de Oliveira, Carlos Bolacha e Anderson Paschoal.

Nome de alguns passos:

- Tirar a dama - puladinho - pião - assalto - romário - contra-tempo - meio giro - cruzado pausado - facão - facão invertido - dois tempos - andamento - elástico - perna esquerda - puladinho redondo - gancho redondo - escovinha fixa - pião aberto - dois tempos redondo - trança - matrix